Eu adoro ler. Para mim não ha desculpa possível para quem quer realmente ler. Já li de todos os jeitos que achei possíveis. Li andando, no trânsito,dentro do carro nos faróis fechados, em filas de banco e correio, andando de skate...ops...não aconselho esta ultima modalidade. Mas a melhor forma de ler e dirigir ou andar de bike ou mesmo caminhar ao mesmo tempo é ouvindo livros. Ouvir livros encurta o caminho físico até o trabalho e o caminho mental até o conhecimento. Pensei então nas pessoas que até ouviriam livros em seus percursos mas sempre tem a barreira do site certo, da hora certa e com o pagamento adiantado. Pensei: E se as pessoas pudessem ouvir livros gratuitamente ao menos por 10 minutos em seu trajeto. Pessoas voluntárias leriam e escutariam livros lidos por outras pessoas 10 minutos por dia. Todos nos temos 10 minutos,um celular e um livro. Local? Dentro do carro é um bom estúdio, no banheiro também dá. Dai trocaríamos leituras de vários livros e ganharíamos muito conhecimento. Mais do que isto, se pessoas só quiserem ouvir, tudo bem...poderão ouvir 10 minutos do livro preferido todos os dias.
Durante meu projeto piloto encontrei algumas dificuldades na ferramenta wathsapp. O público é fechado, e eu gostaria de ler para o mundo. Um podcast resolveria o problema, mas talvez criasse um maior...o dos direitos autorais. Mesmo se fossem obras domínio publico ainda teria que pagar um provedor para hospedar os áudios e sempre teria um limite. Então, apesar de fazer um podcast já ter passado pelos meus planos de mudar o mundo, o podcast "A biblioteca mágica de Rudibooks" durou até acabar o espaço gratuito no spreaker.
Tentei sempre dar uma cara de programa de radio as leituras, com músicas de fundo e de inicio ou sons no inicio e ao fim, sempre que era possível dei uma dourada no áudio pra ficar menos monótono. Tenho 2 ou três ouvintes fieis que sempre me incentivam a continuar com o projeto. Ate consegui umas bibliotecárias que se encantaram no inicio, mas foi fogo de palha. Pararam depois de alguns áudios ótimos que produziram, uma pena. Parece ser um projeto meu apenas(espero que não, é claro). Cheguei a ler 15 ou 16 livros de uma só vez, 10 minutos por dia. Cara livro era um grupo de whats com os ouvintes que queriam ouvir determinado livro. Depois de um tempo, percebi que era muito trabalho e poucos ou ninguém mais de certos grupos estavam ouvindo. Dai, terminei os livros que estavam mais adiantados e parei os outros que estavam no inicio.
Eu queria mesmo é que outras pessoas pegassem gosto pelo projeto e trocássemos leituras. Iria ser fantástico ouvir pessoas comuns como eu, lendo por amor a leitura e aos ouvintes. Bom, convido a quem quiser participar deste projeto para debatermos idéias e aperfeiçoarmos e viabilizarmos.
Mini biografia:
_Rudi Santos é bibliotecário e organizador bibliotecas particulares. Formado em 2012 pela Universidade de São Paulo sempre trilhou o caminho do empreendedorismo. Atua na fabricação e revenda de acessórios para biblioteca. Possui um sebo virtual. Faz conversão de mídias antigas para novas mídias.
Um comentário:
Um ser que faz a diferença. super indico.
Postar um comentário