quarta-feira, maio 18, 2005

Historias do peixinho azul

O peixinho azul e a respiração

Naquele dia o lago parecia muito calmo.O sol atravessava a superfície da água com um brilho tão intenso que o peixinho achou que o sol estivesse explodindo de alegria.
Enquanto nadava sem parar o peixinho azul ia pensando e se perguntando mil coisas. Uma coisa em particular o perturbava: para que serve a respiração? como e que eu respiro? Porque dizem que a respiração e importante? E assim ia nadando, nadando até que encontrou o peixe elétrico .
--Olá, disse o peixinho azul, como vai amigo elétrico.
--Vou bem, respondeu Elétrico, eu estou voltando de uma maravilhosa aula de ciências onde aprendemos muitas coisas sobre respiração.
--Puxa, disse o peixinho azul, eu vinha justamente pensando sobre isto. Por favor, me conte o que aprendeu.
--Bom, falou Elétrico entusiasmado, seres vivos respiram e precisam faze-lo para viver.Nas pessoas, por exemplo, o ar que respiram vai para o pulmão e lá embarca num trenzinho chamado sangue.Este trenzinho leva o ar novo para cada cantinho do corpo da pessoa e, na volta, traz o ar que está cansado e não consegue mais ajudar no trabalho importantíssimo a ser realizado.Quando o trenzinho do sangue volta com o ar velhinho que estava dentro do corpo, este ar desembarca no pulmão e sai para fora do corpo.
--Mas e os peixes? perguntou o peixinho azul, que eu saiba não respiram ar, respiram água.
--Isto mesmo disse Elétrico, os peixinhos como nós, ao invés de ar respiram água. Alguns peixes tem pulmão mas a maioria tem branqueas, que fazem quase o mesmo trabalho que os pulmões, troca de gases entre o ambiente e o corpo.A água que passa pelas branqueas contem oxigênio, e este oxigênio também embarca no trenzinho do sangue e o leva para todos os cantos do corpo do peixe.
--Mas, e se eu sair fora da água eu vou conseguir respirar ar(QM),perguntou azul...
--Não, respondeu elétrico, assim como se uma pessoa tentar respirar água não vai conseguir retirar dela o oxigênio e vai morrer afogada, o peixinho que sair fora da água também vai morrer asfixiado, ou seja, sem oxigênio.
--mas porque(QM)
E assim foram nadando os dois peixinhos conversando e azul, sempre repetindo um porque que não tinha fim. Então, como o lago era muito grande e esta historia tem que acabar, ficamos por aqui com as perguntas do peixinho azul, mas voltamos numa outra historia.

Nenhum comentário: