quarta-feira, março 29, 2006

A última mensagem do meu amigo Pellim

Meu Amigo Pellim:

Este foi o último e-mail que eu recebi do Pellim, um amigo carissimo que faleceu há alguns dias vitima de cancer de pele. Ele me ensinou a gostar de musica clássica e a ouvir para ver sé bom, todo o tipo de música. Me lembro uma vez quando lhe perguntei se gostava de Paralamas do Sucesso, uma banda nacional, ele disse que não conhecia, mas gostaria de ouvir para ver se gostava. Ao fim, ao menos pelo que me disse, gostou depois de ouvir.
Abaixo, algumas instruções que ele me deu para escolher música clássica sendo eu leigo no assunto:




Vou lhe passar alguns nomes de obras, sinfonias, concertos etc, dentre os que tenho e os que gostariade ter. Posso adiantar que tudo que Mozart fez é bom,Haydn é muito semelhante. Quando começa a tocar no rádio algo orquestrado e identifico com Mozart, sefor algo que nunca ouvi, sempre tenho que considerarHaydn como alternativa.As sinfonias de Beethoven, pode pegar que são todas boas. Concertos para piano e orquestra são muito bons,o cara era fera. Bach, apesar de pesado, você tambémpode buscar. Prefira as partitas, concertos deBrandemburgo e as peças que compõem o Cravo BemTemperado além das clássicas Ária na Clave Sol (que acho que faz parte de um conjunto maior e o PorqueTemos a Jesus (tradução literal do alemão) mais conhecido por Jesus Alegria dos Homens. Partitas eo Cravo são em geral pouco melodiosas mas ficam namemória, além de serem inconfundíveis. Se corro algumrisco de errar quando chuto "esta é do Mozart (ouHaydn)", com essas peças do Bach não há como errar.No quase popular, um tal de LLoyd Weber faz músicaspara a Broadway (O Fantasma da Ópera, Cats). São muito boas.
Gravações para mim?
------------------
Tenho interesse, sim, em receber as gravações. Mas preciso saber o que preciso para tocar mp3 ou wave.As ferramentas normais da MS ou preciso baixar algode algum lugar? Você deve saber que trabalho comtecnologia mas não trabalho para tecnologia. Pode sera moda, o must para todo mundo mas, enquanto eu nãodeterminar o real benefício, meu real interesse, a coisa não passa de coisa. Muitos modismos (mp3 ainda é modismo para mim) como internet, wireless, telefoniamóvel, transformam-se em coisas de fato úteis. Mas,da mesma forma que os músicos não podem contar comigo para sair do zero e tornar-se sucesso, também os aficionados por tecnologia não contarão comigo para seu desenvolvimento, pelo menos não como consumidor.Sou meio parasita, reconheço. Mas contribuo de outrasformas.

Caiaque
-------
Não esqueci do caiaque. Acontece que a tia da AnaMaria estava mal, como você sabe. E a gente não sabia se ia acontecer algo, quando ia. E eu cansei de ligar para você para desmarcar. Eu estava ficando chato.Além disso, você tem idéia de como é minha agenda. Amanhã, sábado, p.ex., a Ana Maria vai dar uma palestra de manhã e haverá um evento de início dessecongresso à noite durante o qual serei o marido (oprimeiro damo). E eu terei que fazer uma mini reformano Ápice porque um cliente está reclamando, comrazão, de problemas de performance.Em relação a meu papel nos eventos "da" Ana Maria,estou sendo irônico mas é para fazer piada. Porque acho importante essa minha tarefa, não apenas porque é importante para ela mas também porque há interesses comerciais. Porque no fundo esses eventos também são"meus". Mas que é um mico, ah isso é...Pois com a tia da Ana Maria aconteceu. Ela faleceuno final do mês passado e, se por um lado foi ruim,por outro eu deixo de ter um complicante. Eu acho que poderemos marcar o caiaque para os próximos finsde semana. Se você não estiver de saco cheio detanto adiamento...Um abraço

Pellim
--- Santos Rudi <rudi_santos@yahoo.com> escreveu:>

Agora so faltam fotos....> Estou fazendo uma super colecao de musica classica.> se puder me ajudar a escolher, será bem quista sua> ajuda. e se quiser, posso te gravar um montao de> coisa em mp3 ou wave.> > minha biblioteca na eca é riquissima em arquivos> sonoros.> > estou conhecendo o Vila lobos, Bach, Gustav Mahlet e> muitos outros...> té mais> grande abraço