quinta-feira, fevereiro 29, 2024

da série mochila de historias: a menina da

Enna era uma menina feliz. 
Vivia com seus pais num castelo encantado...era assim que Enna chamava sua casa. Enna adorava brincar com seu pai num parque que havia perto da casa deles. Enna e o pai iam nesse parque chamado cemucam e lá eles inventavam mil brincadeiras para passar o tempo. O parque era lindo e parecia mais lindo ainda quando Enna e seu pai estavam lá brincando de inventar brincadeiras. Você já inventou alguma brincadeira?se já inventou você é um gênio. Porque inventar brincadeiras não é pra qualquer pessoa não...a brincadeira que Enna mais gostava era brincar de " a sacola é minha" ...era assim, o pai de Enna pegava uma varinha qualquer e Enna também fazia o mesmo. Daí eles achavam uma sacolinha plástica dessas de mercado...e jogavam a sacola no ar...a brincadeira era enganchar a sacolinha no ponta da varanda e não deixar o outro roubar sua sacolinha enganchada na sua vara..
Você gosta de qual brincadeira?
Mas, voltando ao assunto...
Tinha outra brincadeira que Enna e o pai gostavam de brincar...era a brincadeira de  "tacar pinha"  consistia em um jogar a pinha para o outro rebater como se eu fosse um jogo de taco.só que fazia pontos quem fizesse o outro acertar a pinha. Vamos supor que eu e você estamos brincando...eu com o taco e é sua vez de jogar  a pinha. Você sabe o que é uma pinha?a pinha é uma forma vegetal que vem do Pinheiro. Bom, você tem que jogar a pinha para eu rebater...se você jogar e eu acertar você ganha um ponto. Se eu errar ninguém ganha nada.mas não vale roubar no jogo heim...você joga e eu vou fazer o que puder pra rebater...
Quando Enna e seu pai voltam do parque aos domingos...a mãe de Enna sempre tinha feito uma bela macarronada.
A mãe de Enna sempre reclamava quando Enna voltava do parque com a roupa suja. 
Então o pai explicava que era assim mesmo: criança se suja. Escorrega, sobe morro, senta na terra, bronca e se suja....
Você gosta de ir ao parque brincar? O pai de Enna hoje tem 60 anos. E ainda gosta de brincar no parque.
Fato é que a vida de Enna mudou um pouquinho quando ela fez dez anos. 
O pai e a mãe de Enna não estavam mais como antes. O pai praticamente dormia no escritório que ficava do lado de fora da casa. Enna sentiu que alguma coisa não ia bem no castelo. Haviam algumas discussões entre os pais nas quais eles se falavam coisas que Enna achava tão chatas que ia para o quarto chorar de tristeza. O que você faria se seus pais discutissem ofendendo se um ao outro?
Enna só sabia chorar e se esconder no quarto. Mas, se isso acontecer com você, não há muito o que fazer não é? Seus pais são adultos, apenas reze para que eles se entendam. 
Um dia a mãe de Enna, resolveu que ia viajar para a praia sem o esposo. Passaria na praia uma semana. Deixariam o castelo até uma semana depois. E o pai de Enna ficaria em casa. 
Mas Enna ouviu seu pai dizer que quando voltassem para casa, uma semana depois, o castelo ainda estaria lá, mas ele não. 
Enna não sabia o que pensar, como seria sua vida sem seu pai que ela amava tanto?
Quando Enna e sua mãe  voltaram da praia. O castelo estava vazio. Deserto. O escritório de seu pai também estava. Só restavam as lembranças do pai de Enna , lírios amarelos , plantados na beira do muro, um pé de acerola carregado de frutinhas, lembranças das voltinhas de motoca que ela e o pai davam na rua ao fim do dia quando ele chegava do trabalho. Enna preferia as boas lembranças, de como o pai lia estorinhas legais para ela quando era menor. Dos passeios que deram em muitos lugares do Brasil quando seu pai conseguiu comprar o Tom, seu gol vermelho. O tom era o apelido do carro, o nome completo era TOM MATE.... quando o tom era novo, o pai de Enna viajou com a família para Bonito , no mato grosso onde águas límpidas brotam por todos os lados, você conhece a cidade de Bonito? Pois vá lá um dia e vai ver que foram boas lembranças as de Enna sobre o lugar. Fato é que, 
Enna sentiu se abandonada. Talvez orfã de pai vivo. Não entendia porque seus pais que pareciam se amar tanto e que,  havia 20 anos  que moravam juntos, porque tinham se separado? Ela não entendia. É que as vezes os adultos tem dessas coisas. Se desentendem e preferem viver longe um do outro para que os filhos não vivam num ambiente de brigas e não presenciei seu desentendimento. 
Depois que o pai de Enna se foi , a mãe lhe deu uma mochila, uma bela mochila. Aos fins de semana seu pai vinha com o Tom busca lá. Ele morava numa casa próxima ao castelo. Nessa mochila iam as roupas de Enna para passar o fim de semana com o pai  você sabe o que Enna levava para passar o fim de semana? 
Escova de dentes. Um chinelinho de dedos, uma troca de roupas, toalha de banho ....o que mais? A mochila ia cheia de coisinhas para que Enna passasse um fim de semana confortável. 
Certa vez, Enna tomou coragem, respirou fundo, e disse: Pai, vou te fazer uma pergunta....não é muito fácil nem de fazer e acho, nem de responder então lá vai:
Porque você se separou da mamãe?
O pai ouviu a pergunta e estremeceu por dentro, porque ele sabia que um dia essa pergunta viria. Não esperava que tão cedo, mas respondeu com firmeza:
-Filha, eu e sua mãe, vivemos juntos por 20 anos, nesses 20 anos tivemos a oportunidade de aprendermos o que viemos todos aqui para aprender, amar nós uns aos outros  como amamos nós a nós mesmos....acho que, eu não me amei e nem a ela o suficiente. Posso falar apenas por mim. Quando o amor não é aprendido a tempo pelas pessoas que convivem juntas....a cola que as liga perde o efeito. 
Então pai, disse Enna , o amor é uma cola,que nem aquela que a gente usa para colar papel?
Sim e não minha filha, sim no sentido figurado. Porque o que liga um homem a uma mulher a cola do amor....e não é algo que dá para ver ou colar outras coisas...só acontece entre as pessoas. 
Mas as vezes as pessoas se esquecem da importância dessa cola e daí acabam se separando como aconteceu comigo e sua mãe....
Pai,vou fazer outra pergunta...é por minha culpa que vocês se separaram?
Não Enna, todas as crianças pensam isto mas não é verdade. Você não tem culpa nenhuma nessa separação. Na verdade não há culpados nem culpa nenhuma, apenas eu e sua mãe resolvemos seguir caminhos diferentes. Mas eu sempre estarei por perto pra conversar com você. 
Então, a cada semana Enna pegava sua mochila e ia para a casa de seu pai. E assim o tempo foi passando e Enna foi crescendo e estudando. Enna queria se formar em jornalismo numa universidade. E conseguiu. Hoje Enna , a menina da mochila já é uma jornalista e trabalha na sua área. E está história continua na próxima .

Nenhum comentário: