quinta-feira, abril 07, 2005

A mala do vovô Isaias

Anne...
Quando o vovô Isaias veio de Mato Grosso para casa de sua bisavó, trouxe consigo uma mala marrom daquelas bem antigas, parecia até uma mala de madeira pois era feita de comprensado ou algo parecido. Ele havia ido até a mata em que morava para buscar o Xangô, que era o gato de estimação do tio Silvio. Quando eles mudaram, o gato fugiu do caminhão bem na hora da partida e ficou para traz deixando tio Silvio muito triste. Bom, o fato é que o vovô Isaias gostava muito de animais e disse que, como tinha que pegar umas coisas que deixara ''lá no mato'' então traria também o Xangô. Quando o tio silvio, que era muito pequeno na época, viu o pai com aquela mala, ficou muito contente e, otimista que era, logo arriscou....----O Xangô tá ai nesta mala não é?
--Claro - Disse o vovô Isaias, com uma risadinha meio estranha, precisamos tira-lo logo daqui, a mala está muito quente para ele.
---Então vamos tirar logo o gato da mala, disse o bisavô Nestor, o coitado deve estar louco para sair dai, já pensou, uma viajem destas dentro de uma mala apertada....
--Sim, vamos tirá-lo, mas tem uma coisa seu Nestor, o Senhor tem que abrir a mala e enfiar a mão dentro e pegá-lo, se não, do jeito que ele está assustado vai pular na sua roupa e grudar no senhor e pode até machuca-lo.
---Está bem, abra a mala que eu pego o gato.
---Ta bem, vou abrir uma frestinha e o senhor enfia a mão e pega....
Quando o vovô Isaias abriu a mala, o Bisavô Nestor fez como o combinado, enfiou a mão para pegar o gato e ...ao invés de sentir o corpo do gato quentinho, sentiu alguma coisa gelada em suas mãos....
De dentro da mala então começou a sair uma enorme cobra, a Gigi, cobra de estimação do vovô Isaias e o bisavô Nestor então subiu logo em cima da pia, a tia Sonia subiu em cima do guarda roupa, a vovó Odete, como não podia correr por ser paraplégica, gritava sem parar....e o Tio Silvio, ele então desandou a correr pelo corredor da casa a fora.
Bom, passado o susto,e controlada a Gigi pelo vovô Isaias vieram á luz os fatos. O vovô havia trazido a Gigi porque queria ganhar dinheiro com ela exibindo-a na praça para as pessoas e assim, depois de coloca-la no pescoço e mostrar que a Gigi não lhe fazia mal nenhum, poderia passar o chapéu, recolhendo dinheiro pela demonstração.
Ao fim nada disto deu certo. A Gigi começou a ficar doente e passar mau e o vovô foi obrigado a soltá-lo em um rio que hoje passa embaixo da av. Luis Carlos Berrini, ali no Brooklin.

Esta foi contada e recontada pela vovó Odete , que gostava muito de crianças e certamente gostaria muito de te ter conhecido Anne.

Nenhum comentário: